Pesquisa GEM faz retrato do empreendedorismo no Brasil
Estudo identifica pontos fortes e fracos do empreendedorismo no Brasil e outros países em 2009
Global Entrepreneuriship Monitor (GEM) é uma pesquisa que mede a evolução do empreendedorismo no Brasil comparado a outros países e que permite a identificação dos fatores críticos que contribuem ou inibem a iniciativa empreendedora de uma população.
Esta é a décima participação consecutiva do Brasil na pesquisa, o que possibilita uma análise do comportamento empreendedor nesta década. O estudo revela, entre vários aspectos, a taxa de empreendedorismo do Brasil, o desempenho das mulheres empreendedoras, a participação dos jovens no universo empresarial e a motivação para empreender.
Um dos destaques é o crescimento do empreendedorismo no Brasil. O número de negócios com até três meses de atividade cresceu 97% em relação a 2008, quando 2,93% da população adulta tocavam empreendimentos. Em 2009, esse número saltou para 5,78%.
A pesquisa mostra ainda que a maior parte dos negócios está nas mãos de jovens: 52,5% dos empreendedores têm entre 18 e 34 anos.
A pesquisa é coordenada internacionalmente por institutos como o London Business School e o Babson College.
Nenhum comentário:
Postar um comentário